Informações Gerais
- Duração: 5 anos
- Habilitação: Bacharelado
- Turno: Diurno
O Curso
O Engenheiro Eletricista é o profissional capaz de exercer uma ou mais das seguintes funções: estudar, projetar, implementar e dar manutenção às condições requeridas para o funcionamento das instalações de sistemas de potência, sistemas de telecomunicações, sistemas eletrônicos, sistemas computacionais e de controle. O curso de Engenharia Elétrica tem como objetivo formar engenheiros com sólido preparo científico e tecnológico, e que incorpore a essas características a criatividade e a capacidade de adaptar-se aos novos desafios tecnológicos e sociais.
Ênfases
Sistemas de Energia Elétrica
Sub-área da engenharia elétrica dedicada à concepção e implementação de sistemas para geração, transmissão, distribuição e processamento de grandes volumes de energia elétrica, bem como a solução de problemas relacionados a essas atividades
Sistemas de Comunicações
Sub-área da engenharia elétrica dedicada à concepção e implementação de sistemas para geração, transmissão, recepção e processamento de sinais de comunicação, que são em geral de pequenos volumes energéticos (com exceção da transmissão), bem como a solução de problemas relacionados a essas atividades.
Sistemas de Controle e Automação
Sub-área da engenharia elétrica dedicada à concepção e implementação de sistemas que possibilitem o funcionamento de outros sistemas de forma controlada, obedecendo às especificações pré-estabelecidas, ou de forma automatizada, sem a necessidade de supervisão humana continuada, bem como a solução de problemas relacionados a essas atividades.
Sistemas Eletrônicos
Sub-área da engenharia elétrica dedicada à concepção e implementação de sistemas e dispositivos eletrônicos para o processamento de energia elétrica, seja esta em pequeno ou grande volume, bem como a solução de problemas relacionados a essas atividades.
Perfil do Egresso
O Egresso do curso de Engenharia Elétrica da UFBA estará habilitado a desempenhar atividades relativas ao processamento da energia e também ao processamento da informação, de maneira generalista. Desta forma, este profissional será capaz de planejar, projetar, executar, administrar, supervisionar e emitir parecer sobre atividades que envolvam direta ou indiretamente sistemas e equipamentos de processamento eletro-eletrônico ou processamento de energia e informação.
Desta forma, Para fazer face à rápida obsolescência das técnicas, o foco principal é formar um profissional com capacidade de realizar o aprendizado autônomo, mais centrado no acúmulo de competências e habilidades de modo que suas decisões e iniciativas tenham consciência da preservação ambiental e pelo ideal da difusão de recursos tecnológicos através de todas as camadas da sociedade, para a elevação do seu bem estar.